Apresentação

O I ESLE (Encontro de Software Livre na Educação) é um evento que irá ocorrer dentro do XXI SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação) que acontecerá de 23 a 26/11/2010 em João Pessoa-PB e que está sendo organizado pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), SBC (Sociedade Brasileira da Computação) e EMPREL (Empresa Municipal de Informática).

O SBIE completa 21 anos, ou seja, chegou à sua maioridade e há, portanto, uma série de experiências amadurecidas a serem compartilhadas.

Nesse ano de 2010, espera-se no SBIE a construção de um ambiente plenamente Multicultural onde serão discutidos os meios para promover uma educação marcada pela inclusão de todos e explorando tudo o que a tecnologia nos oferece.

Pessoas de todo o Brasil e de outras partes do mundo são esperadas na Terra onde o Sol Nasce Primeiro para compartilhar os resultados de seus estudos e experiências vividas com a Informática na Educação.

Participe dessa iniciativa!

Os principais objetivos do SBIE são:

  • Divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação;
  • Proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em áreas correlatas;
  • Reunir pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmicos, industriais e comerciais, interessados nos avanços e nas aplicações em Informática na Educação;
  • Divulgar e debater  resultados de pesquisas e relatos de experiências na área através de sessões técnicas com a apresentação de artigos;
  • Discutir os principais temas relacionados aos tópicos de pesquisa atuais na área de interesse através de painéis e reuniões técnicas.

A abertura do SBIE será no dia 23/11 no Espaço Ciência e os trabalhos serão realizados no Hotel Tambaú nos demais dias do evento. O SBIE terá vários worshops, entre eles o I ESLE. Teremos no dia 24/11 a palestra do Sérgio Amadeu, além do Encontro da Comunidade Amadeus, e duas salas nos dias 25 e 26/11 (novas datas) no Hotel Tambaú, reservadas para o I Encontro de Software Livre na Educação.

Espera-se, com essa iniciativa, além da ampliação do desenvolvimento e uso de software livre na e para a educação, contribuir para uma maior integração entre as comunidades acadêmica e de software livre no país. Esta aproximação poderá estimular o desenvolvimento de pesquisas com uso efetivo de softwares livres, bem como a disponibilização de resultados de pesquisas materializados como softwares livres.

Desejamos envolver as comunidades que giram em torno de distribuições específicas para educação, softwares de apoio ao gerenciamento de instituições educacionais, softwares de apoio às metodologias de ensino (como EAD, por exemplo), ferramentas livres de apoio pedagógico (como para produção de vídeos-aula, tutoriais, etc.), softwares para educação com recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas (para apoio a pessoas com deficiência), softwares de apoio ao ensino de disciplinas específicas (como Matemática, Física, Geografia, Robótica, etc.), entre outros, bem como apresentar experiências (cases) de utilização desses softwares e promover discussões sobre políticas de incentivo ao desenvolvimento e uso de software livre na educação.

Maiores informações, no http://www.ccae.ufpb.br/sbie2010, na seção "Workshops", opção "I Encontro de Software Livre na Educação" (clique aqui).

Participe! Venha fazer conosco esse grande ENCONTRO!