Agradecimentos

Venho agradecer de público a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização e para o sucesso do I ESLE (Encontro de Software Livre na Educação), que ficou para a história do SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação), pela inovação e pela ousadia de trazer para dentro de um evento acadêmico, as ideias, a filosofia, os produtos, as informações e o debate trazidos do universo livre.

Em especial, agradeço ao Alex Sandro Gomes que me convidou para coordenar o I ESLE, evento idealizado por ele próprio, me dando carta branca para a montagem da equipe da coordenação geral do ESLE e que atuou incansavelmente para o SBIE e para o ESLE, assim como trago os meus agradecimentos especiais ao Alisson Brito, coordenador geral do SBIE, pela serenidade, presteza e apoio empregados.

Agradeço à Sociedade Brasileira da Computação pela abertura para a introdução do tema Software Livre no SBIE.

Agradeço ao Presidente da Empresa Municipal de Informática - EMPREL, Wellington Batista, e ao seu Diretor Administrativo e Financeiro, Luis Roberto, pelo patrocínio da atuação de seus funcionários no SBIE/ESLE, bem como pelo desenvolvimento e hospedagem do Site do ESLE nos servidores da EMPREL.

Agradeço a Célia Menezes, Gustavo Souza e ao Wilkens Lenon, que integraram a equipe de coordenação, e aos membros do comitê de programa (Adriana Carla, Alex Sandro, Alexandre Nóbrega, Alisson Brito, Ana Eliza, Carlos Machado, Cristiane Gomes, Francisco Medeiros, Humberto Neto, Moisés Leal, Nielso Oliveira, Thiago Sousa e Verônica Araújo), que cumpriu com a responsabilidade de avaliar e escolher, de forma criteriosa e impessoal, os artigos submetidos.

Agradeço à equipe formada por Wilkens Lenon, Cristiane Gomes e Moisés Leal, pela coordenação dos trabalhos nas salas, durante a realização do ESLE, que contemplou a apresentação dos palestrantes, controle do tempo e dos debates nas palestras e, finalmente, dos registros fotográficos e de filmagem das atuações.

Agradeço aos astros e estrelas do ESLE que foram os autores dos artigos submetidos (todos eles) e todos os palestrantes (dos respectivos artigos ou os convidados), que estiveram abrilhantando os trabalhos.

Agradeço aos colegas músicos (Ravel Cerqueira - voz e violão, Jadson Cavalcanti - Sax e Jair Gomes - violão clássico) que tornaram o evento mais multicultural, alegre e emocionante.

Agradeço aos demais colegas da coordenação geral e do apoio ao SBIE (Ayla e Rodrigo Rebouças, Alexandre, Petrônio, Jorge, Vanessa, Felix, etc.) que nos auxiliaram na captação de patrocínios, atualização do site do SBIE e apoio aos palestrantes (compra de passagens, hospedagem, transporte, emissão de certificados, etc.).

Agradeço o patrocínio e o apoio do Prefeito do Recife, João da Costa, do seu Secretário de Educação, Cláudio Duarte, da Diretora de Tecnologia na Educação, Irenice Bezerra, além de suas funcionárias Márcia e Marise, que viabilizaram as 600 bolsas, 660 camisas e inscrições de alguns palestrantes do evento.

Agradeço à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, Universidade de Pernambuco - UPE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Empresa Municipal de Informática de Recife - EMPREL e o Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, pela colaboração de seus funcionários na revisão dos artigos.

Agradeço à Revista Espírito Livre e a tantas páginas amigas pelo apoio de divulgação do evento.

Agradeço aos estudantes voluntários que atuaram (com boa vontade, simpatia e alegria) na logística do ESLE, desde o controle do tempo de cada palestra, até o fornecimento de orientações e informações sobre palestras, palestrantes, infraestrutura e serviços disponíveis, entre outras atividades essenciais do dia-a-dia do evento.

Finalmente, agradeço aos participantes que assistiram, perguntaram e debateram os temas apresentados, enriquecendo com suas contribuições todo o evento.

Encerro, reproduzindo uma impressão externalizada por vários participantes do SBIE/ESLE, das quais concordo e reforço, de que cumprimos bem com a missão, e deixo a intenção de maiores e melhores Encontros de Software Livre na Educação dentro do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação para os próximos anos.

Moisés Batista Leal Júnior

Coordenador Geral do I ESLE (Encontro de Software Livre na Educação)