Programação

A Programação do ESLE, prevista inicialmente para os dias 23, 24 e 25, precisou ser alterada para os dias 24, 25 e 26.

Veja AQUI a programação resumida do SBIE, incluindo o I ESLE (NOVO).

Veja AQUI a programação detalhada do SBIE.

Veja abaixo a Programação completa do ELSE e logo abaixo veja os detalhes de cada palestra. As eventuais modificações na programação serão apresentadas a seguir:

  • A palestra Intelligent Agent Assistants Support to the Development of End of Course Work (Walison José de Deus e Elymar Pereira Cabral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO)) prevista para o dia 25/11, às 8h, na Sala Manaíra foi cancelada. Os palestrantes não puderam comparecer ao evento.
  • A palestra Projetor ProInfo - um equipamento multimídia em sala de aula (Henrique Lopes da Silva e Jair Gomes de Santana - Sec. de Educação de Recife) foi transferida da Sala Manaíra, às 14h, para a Sala Cabo Branco I, às 11h30, no mesmo dia 26/11.
  • A palestra Educação em Informática de Deficientes Visuais por meio de Tecnologias Assistivas: A Experiência Prática da APAE de Paulo Afonso/BA [Anselmo Alves(Faculdade 7 de Setembro) e A. César França (Universidade Federal de Pernambuco), Rodrigo Frutuoso Lopes - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru] prevista para o dia 26/11, às 9h, na sala Manaíra, não aconteceu pela ausência dos palestrantes.
  • A palestra Virtualização: Novos Caminhos em Infra-Estrutura para o Ensino de Redes de Computadores (Lais Falcade, Fábio Rossi e Jiani da Roza (Instituto Federal Farroupilha) prevista para o dia 26/11, às 15h, na sala Manaíra, não aconteceu pela ausência dos palestrantes.

 

Programação do I ESLE - Encontro de Software Livre na Educação (do XXI SBIE), no Hotel Tambaú (última atualização 25/11 às 11h15)

  25/nov 26/nov
  Sala Manaíra Sala Cabo Branco I Sala Manaíra Sala Cabo Branco I
8h - 8h45 Intelligent Agent Assistants Support to the Development of End of Course Work (Walison José de Deus e Elymar Pereira Cabral - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO)) A pedagogia libertadora do software livre - Reflexões sobre as relações dialógicas entre Tecnologia, Educação e a Filosofia do Software Livre (Wilkens Lenon Silva de Andrade - Ministério Público do Estado da Paraíba) Tecnologia aplicada no ensino de E-commerce - Um Estudo de Caso (Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Jclic (Jadson Cavalcanti de Amorim - Secretaria de Educação do Recife)
9h - 9h45 Microblogging como estilo de interação e colaboração em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Eudis Oliveira Teixeira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano) O Uso do Software Livre no Programa Um Computador por Aluno: um olhar sobre a prática dos professores e alunos (Ana Beatriz Carvalho - Universidade Federal de Pernambuco) Educação em Informática de Deficientes Visuais por meio de Tecnologias Assistivas: A Experiência Prática da APAE de Paulo Afonso/BA [Anselmo Alves(Faculdade 7 de Setembro) e A. César França (Universidade Federal de Pernambuco)]  
10h - 10h30 Coffee Break Coffee Break Coffee Break Coffee Break
10h30 - 11h15 WebLab Um Ambiemte Computacional de Ensino a Distância utilizando hardware livre (Fretz Sievers Junior - ITA - Instituto Tecnologia Aeronautica) Educando-se livremente. Autodidatismo libertário (Anahuac de Paula Gil - Projeto KyaPanel) GiAva: Ambiente Inteligente de Acompanhamento e Gestão de Qualidades em AVA (Ahmed Ali Abdalla Esmin - Universidade Federal de Lavras)  
11h30 - 12h15 Formação dos professores em informática educativa: uma análise através do curso de introdução à educação digital do programa proinfo integrado (Antonio Ailton Gomes da Silva e Francisco Cesar Martins da Silva, Faculdade 7 de Setembro-CE) Implantação de um Modelo de Monitoria Virtual Suportado por Softwares Livres (Francisco Petrônio Alencar de Medeiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) Educação na nuvem: por que a educação do futuro está longe do seu desktop? (Rodrigo Rebouças de Almeida - Universidade Federal da Paraíba)  Projetor ProInfo - um equipamento multimídia em sala de aula (Henrique Lopes da Silva e Jair Gomes de Santana - Sec. de Educação de Recife)
12h30 - 14h Almoço Almoço Almoço Almoço
14h - 14h45 Um Sistema de Informação para a Elaboração e Comunicação de Horários Acadêmicos: Estudo de Caso do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Alexandre Roberto de Souza Correia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano) Acessibilidade e ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso com alunas cegas (Fábio José Barbosa da Silva - Universidade Federal do Ceará)
 
15h - 15h45 A utilização do moodle nas formações a ditância do Instituto Ayrton Senna (Adriana Martinelli - Instituto Ayrton Senna) Análise do impacto da migração de software proprietário para software livre na disciplina de Programação para Banco de Dados no IFF sob uma perspectiva pedagógica (Mauricio José Viana Amorim - Instituto Federal Fluminense) Virtualização: Novos Caminhos em Infra-Estrutura para o Ensino de Redes de Computadores (Lais Falcade, Fábio Rossi e Jiani da Roza (Instituto Federal Farroupilha)  
16h - 16h30 Coffee Break Coffee Break Coffee Break Coffee Break
16h30 - 17h15 EdiTOM - Editor de Partituras Livres (Roberto Bittar - PPV informática ltda) Encontro da Comunidade Amadeus Robótica Livre (Danilo Cesar - Projeto Robótica Livre)  
17h30 - 18h15 Desenvolvimento de um Osciloscópio Virtual em Software Livre para o Ensino de Eletrônica Aplicada à Informática (Josenalde Barbosa de Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)  

 




Resumo das Palestras do ESLE (Ordem alfabética de título)


 

 

Palestra:

A pedagogia libertadora do software livre - Reflexões sobre as relações dialógicas entre Tecnologia, Educação e a Filosofia do Software Livre

Resumo:

A palestra pretende mostrar, dialogicamente, a dimensão libertária do Software Livre a partir de uma reflexão pedagógica na perspectiva freiriana e pensamentos correlatos. Sobretudo, dialogando com público acadêmico a respeito da abrangência do Software Livre enquanto movimento político de bases tecnológicas que vai além do desenvolvimento compartilhado de códigos e desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, a palestra estabelecerá conexão com diversos saberes/articulações sociais a partir de uma pedagogia do compartilhamento.

Palestrante:

Wilkens Lenon Silva de Andrade - Ministério Público do Estado da Paraíba

Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é funcionário efetivo da área de TI do Ministério Público do Estado da Paraíba tendo ministrado palestras, minicursos e oficinas em eventos de Software Livre como ENSL, ENSOL, Freedom Day e FLISOL.

É líder do Projeto Edux que tem por objetivo a aprendizagem colaborativa para compartilhamento do conhecimento e Inclusão Sócio-Digital. Desenvolve pesquisa e materiais didáticos-pedagógicos focando a aprendizagem mediada por tecnologias digitais trazendo sempre, para o centro do debate, o valor pedagógico do Software Livre.

 

 

Palestra:

A utilização do moodle nas formações a ditância do Instituto Ayrton Senna

Resumo:

A estruturação e implementação das formações a distância realizadas pelo Instituto Ayrton Senna foram possibilitadas pelo Moodle. Mais do que a utilização da ferramenta de EAD, para garantir resultados efetivos foi desenvolvida uma metodologia própria: Experiência de Aprendizagem Colaborativa (EAC). A grande vantagem é que o Moodle apresenta a possibilidade de customização e contempla tópicos de interação para a efetiva participação dos usuários, condição fundamental para prática da metodologia.

Autora/Palestrante:

Adriana Martinelli (Instituto Ayrton Senna)

Formada em Fonoaudiologia, pela PUC-SP com especialização em Psicopedagogia - Teoria e Prática e em Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação pela Escola do Futuro/USP. Atuou como consultora em escolas particulares e públicas na área de Educação e Tecnologia e é coordenadora da Área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna desde 1999.

 

 

Palestra:

Acessibilidade e ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso com alunas cegas

Resumo:

Dificuldades de acesso a Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem impedido a participação plena de pessoas cegas em cursos a distância. AVA podem ser acessados pelo cego através do webvox ou leitores de tela como o Jaws, NVDA e ORCA. Esta pesquisa busca identificar e propor soluções para a superação de dificuldades enfrentadas por duas professoras cegas em curso de especialização, no qual se utiliza o AVA Teleduc. Em entrevista com as professoras, identificou-se que elas tem tido dificuldades para acessar, através do Jaws, as ferramentas: dinâmica do curso, atividades; material de apoio; leituras; enquetes; e portifólio. Sugere-se a participação dos formadores e professoras cegas em curso sobre uso de leitores de tela em AVA.

Autores:

Ana Karina Morais de Lira (Universidade Federal do Ceará),

Fábio José Barbosa da Silva (Universidade Federal do Ceará),

Fabíola Costa Leite Barros (Universidade Federal do Ceará)

Palestrante:

Fábio José Barbosa da Silva - Universidade Federal do Ceará

Aluno do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é monitor da disciplina Informática na Educação e participante do projeto de extensão Acessibilidade e Inclusão. Vem pesquisando sobre acessibilidade na web, inclusão e informática na educação especial.

 

 

 

Palestra:

Análise do impacto da migração software proprietário para software livre na disciplina de Programação para Banco de Dados no IFF sob uma perspectiva pedagógica

Resumo:

Este artigo analisa o impacto causado pela troca das ferramentas de software proprietário por outras de software livre para alunos dos cursos de computação de um instituto federal. A disciplina de Programação de Banco de Dados foi escolhida para servir de projeto piloto. Esta disciplina mescla conceitos teóricos e práticos e aplica as técnicas de mediação propostos por [Gallimore e Tharp 1993], servindo de retrato para outras disciplinas do curso. Dois questionários, objetivando medir as percepções dos alunos, foram aplicados em momentos distintos, para colher suas expectativas e para observar suas percepções. As percepções relatadas pelos alunos a partir desta mudança são aqui debatidas e discutidas.

Autores:

Mauricio Jose Viana Amorim (IFF Campus Campos),

Magda Bercht (UFRGS)

Palestrante:

Mauricio José Viana Amorim - Instituto Federal Fluminense

Professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistema de Informação do Instituto Federal Fluminense.

Mestre em Sistemas e Computação /Instituto Militar de Engenharia.

Doutorando em Informática na Educação /UFRGS.

 

 

 

Palestra:

Desenvolvimento de um Osciloscópio Virtual em Software Livre para o Ensino de Eletrônica Aplicada à Informática

Resumo:

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um circuito eletrônico e de um software para a simulação de um osciloscópio em ambiente computacional, denominado osciloscópio virtual. Esse equipamento é de fundamental importância para a obtenção de diagnósticos confiáveis, notadamente no circuito regulador da tensão de núcleo dos processadores e nos cristais osciladores, presentes em todas as placas-mães. O objetivo deste trabalho é obter os benefícios do osciloscópio real, mas com uma solução de baixo custo baseada em software livre, o que tem permitido o conserto de placas-mãe dos computadores de nossa escola e sua utilização didática em disciplinas como eletrônica básica e manutenção de equipamentos de informática.

Autores:

Josenalde Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte),
Allan de Medeiros (Federal University of Rio Grande do Norte)

Palestrante:

Josenalde Barbosa de Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É graduado em Engenharia de Computação e Doutor em Engenharia Elétrica pela UFRN, área de Controle e Sistemas Eletrônicos.

É atualmente professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFRN, exercendo suas atividades no Campus de Ciências Agrárias,

nas áreas de Agrocomputação e Manutenção Eletrônica de Equipamentos de Informática.

 

 

 

 

Palestra:

EdiTOM - Editor de Partituras Livres

Resumo:

A Informática e a música como forma de inclusão social e o papel da Comunidade de TI e o Software Público.

Palestrante:

Roberto Bittar - PPV informática ltda

Empresário de TI, com base na inovação e busca da melhoria de vida através de ferramentas de TI.

Atuação principal em Inclusão Musical e de Pessoas com Necessidades Especiais.

Especialização em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral ligada à PUC/MG.

 

Especialização em Análise de Sistemas de Processamento de Dados Lato Sensu pela UFMG/FUNDEP de Belo Horizonte/MG.

Especialização em Análise de Dados Lato Sensu pela UFMG/FUNDEP de Belo Horizonte/MG.

Graduação em Administração de Empresa pela UNA – Faculdade de Ciências Administrativa BH/MG.

 

 

Palestra:

Educação em Informática de Deficientes Visuais por meio de Tecnologias Assistivas: A Experiência Prática da APAE de Paulo Afonso/BA

Resumo:

A utilização de Software Livres como Tecnologia Assistiva auxilia as pessoas em diversas atividades cotidianas e ocorre no mundo todo. Esse recurso também está disponível para assistir as pessoas com necessidades especiais. Este artigo identifica software livres como assistência à inclusão digital desta classe, divididos por tipo de deficiência, descreve um experimento de implantação de tecnologias assistivas na APAE em Paulo Afonso/BA, e oferecer sugestões para uma aplicação eficaz destes software na sala de aula.

Autores:

Anselmo Alves (Faculdade Sete de Setembro),
A. César França (Federal University of Pernambuco)

Palestrante:

Rodrigo Frutuoso Lopes - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Possui mestrado em Ciências da Computação pelo C.E.S.A.R.EDU (2008) e graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Atualmente é Professor e Coordenador dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Avaliação Educaional, teve experiência profissionais nas seguintes áreas: Desenvolvimento de testes manuais, Desenvolvimento de MIDlets para celulares, Automação de Testes, Geração Automática de Código.

 

 

 

Palestra:

Educação na nuvem: por que a educação do futuro está longe do seu desktop?

Resumo:

A palestra vai focar o discurso nas iniciativas de educação utilizando recursos de cloud computing. Hoje há muitas iniciativas para o desenvolvimento de ferramentas que são focadas no desktop do usuário, inúmeras distribuições linux educativas, etc. No entanto a tendência é que o SO e os aplicativos instaláveis percam a relevância (principalmente na geração que está nascendo agora), ou seja, devemos voltar nossos esforços para produzir conteúdo, ferramentas e suportar a educação usando a infra-estrutura que está fora do computador do usuário. Na nuvem.

Quando voltamos o pensamento para fora do computador nós ampliamos a capacidade de atingir outros públicos. O Brasil hoje tem 1 celular para cada habitante. Também temos TV digital, inúmeros dispositivos novos como e-readers, ipods, ipads, kindles, celulares, etc. A educação realmente pervasiva e de larga escala está fora dos desktops.

O autor vai citar algumas ferramentas livres que suportam educação através da Internet e provocar uma reflexão sobre o porquê que precisamos evoluir muito neste campo. Mostrar que ao invés do "Edubuntu" (como metáfora para as distribuições linux educativas), temos que focar no "ubuntu server / cloud", para produzir conteúdo educativo. A mensagem que quero passar é: Esqueçam o desktop, vamos fazer educação aberta, de larga escala e para todos. Também tem as lan-houses, orkuts, etc.

Palestrante:

Rodrigo Rebouças de Almeida - Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciências Exatas da UFPB campus IV. Mestre em Ciência da Computação pela UFCG, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, sócio fundador da startup de desenvolvimento de redes sociais: Melon Tech, professor há 12 anos, pesquisador na área de gerência de serviços de TI orientada a negócios há 5 anos, onde colaborou com mais de 10 multinacionais da área de TI. Foi pesquisador no projeto Bottom Line no HP Labs em Palo Alto.

 

 

 

Palestra:

Educando-se livremente. Autodidatismo libertário

Resumo:

Como os processos formais de educação também podem e devem ser "hackeados". Como o Software Livre e a Democratização da tecnologia age de forma ativa alavancando o auto aprendizado e revelando gênios e desestruturando o ensino formal.

Palestrante:

Anahuac de Paula Gil - Projeto KyaPanel

Membro fundador do G/LUG-PB - Grupo de Usuarios Gnu/Linux da Paraíba, trabalha com informática a mais de 20 anos, tendo implementado soluções de redes e conectividade na Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife em projetos de informatização popular patrocinadas pelo Ministério de Educação e Cultura do Brasil.

Professor técnico e universitário por 12 anos.

É Sócio-Diretor do Projeto KyaPanel - Gestor de Servidores - http://www.kyapanel.com

 

 

Palestra:

Formação dos professores em informática educativa: uma análise através do curso de introdução à educação digital do programa proinfo integrado

Resumo:

Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma análise da formação dos educadores municipais realizada pelo seu Núcleo de Tecnologia Educacional em informática educativa. Para tanto foi acompanhada uma turma durante sua formação no curso de Introdução à Educação Digital, curso este que faz parte da formação do Proinfo Integrado. Para se chegar às proposições da pesquisa foi aplicado um questionário de entrada composta de questões fechadas, também se utilizou do ambiente de aprendizagem SOCRATES da Universidade Federal do Ceará - UFC onde foram disponibilizados, além de todo o material do curso, fóruns onde os cursistas postaram suas concepções sobre o uso das novas tecnologias na educação.

Autores:

Antonio Ailton Gomes da Silva (Faculdade 7 de Setembro),
Daniel Capelo (Universidade Sete de Setembro)

Palestrantes:

Antonio Ailton Gomes da Silva, Faculdade 7 de Setembro-CE


Formado em Pedagogia

Especialização em Gestão Escolar

Concluindo:

a) Especialização em Tecnologias Digitais na Educação, pela Faculdade 7 de Setembro (Fortaleza – Ce);

b) Especialização em Mídias na Educação, pela Universidade Federal do Ceará/SEED-MEC.

Atividade profissional:

a) Professor Multiplicador dos cursos do Proinfo no Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú (Ce)

b) Professor de Informática Educativa do Laboratório de Informática Educativa da Escola Municipal Joaquim Alves (Fortaleza –Ce).

Francisco Cesar Martins da Silva, Faculdade 7 de Setembro-CE

Graduação em Licenciatura Curta em Ciências e Plena em Química. Universidade Estadual do Ceará, UECE.

Especializações: em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Fundação Universidade   Estadual    Vale     do     Acaraú, UVA, em Gestão Universitária pela

Universidade Federal do Ceará, em Mídia na Educação pelo MEC/Universidade Federal do Ceará e em Tecnologias Digitais na Educação, pela Faculdade Sete de Setembro.

É Professor da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Responsavel pela formação em tecnologias digitais e Professor/Multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Maracanaú – NUTEM. Publicou Apostilhas de Linux Educacional + BrOffice e Ministrou o Curso Ensinando e aprendendo com as TIC (a distancia) / Tutor (ambiente PROINFO), o Curso de Introdução às tecnologias digitais (semi-presencial) / Tutor (ambiente SOCRATES-UFC) e o Curso de Introdução às tecnologias digitais (semi-presencial) / Tutor (ambiente SOCRATES-UFC), todos em Maracanaú.

 

 

Palestra:

GiAva: Ambiente Inteligente de Acompanhamento e Gestão de Qualidades em AVA

Resumo:

Este artigo apresenta o GiAva: Ambiente inteligente de Acompanhamento e gestão de qualidades em AVA. O GiAva é voltado para a área de Educação a Distância (EaD), que visa apoiar as instituições de ensino na coleta e análise de dados, gerando uma visão estatística inteligente e de alto nível, a fim de acompanhar alunos, tutores e todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo AVA (Moodle) e, desta forma, ajudar no controle da qualidade e no planejamento estratégico de projetos de EaD. Esta ferramenta de código aberto está na fase final de desenvolvimento e tem o apoio e financiamento da Capes através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Autores:

Lendro Alosno (UFLA),
Eder B. Fonseca (InSyst Ltda.),
Roberto Oliveira Júnior (UFLA),
Tiago Amador (UFLA),
Rafaela Girôto (InSyst Ltda.)

Palestrante:

 

Ahmed Ali Abdalla Esmin - Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto III do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá UNIFEI, em 2005.

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS , em 1995. Pesquisador Minero - FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Coordenador Adjunto da UFLA junto ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Um dos líderes do Grupo de Pesquisa de Otimização e Inteligência computacional. Revisor de periódicos: IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics; IEEE Transactions on Evolutionary Computation e Applied Soft Computing. Suas áreas de interesse incluem Inteligência Computacional, Otimização, Inovação e Mineração de Dados.

 

 

Palestra:

Implantação de um Modelo de Monitoria Virtual Suportado por Softwares Livres

Resumo:

O Ensino a Distância é uma forma de ensino que está ganhando espaço através do poder do software livre, na medida em que a liberdade para modificar e adaptar o software permite seguir os perfis de ensino usados nas escolas. Esse artigo apresenta uma forma de “escanear” a sala de aula, de maneira que possamos ampliar o vínculo entre estudantes e instituições educacionais.

Autor:

Francisco Medeiros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba)

Palestrantes:

Francisco Petrônio Alencar de Medeiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Campus João Pessoa

Doutorando em Ciência da Computação na UFPE.

Área de pesquisa: EaD, Interação, CSCL e Design Patterns

Delegado Institucional da SBC

 

 

 

 

Palestra:

Intelligent Agent Assistants Support to the Development of End of Course Work

Resumo:

The process of elaboration of their final course (TCC), seeks, among other things, promote reflective and stimulating interdisciplinary course in the student who is finishing. The TCC also aims to act as an educational activity that encourages self-discovery and application of that knowledge in a practical context. This paper presents the initial results of developing a web system, which aims to track the activities that involve the definition and elaboration of the initial design of TCC, since the search for an adviser, to the elaboration of the final document. To achieve this goal, the system is based on a layer of intelligent agents that act as partners for implementation of all activities necessary for the development of TCC.

Autores:

Walison José de Deus (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Inhumas),
Elymar Pereira Cabral (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFGO))

Observação:

A palestra não será ministrada porque os autores não poderão estar presentes ao evento.

 

 

Palestra:

Jclic

Palestrante:

Jadson Cavalcanti de Amorim - Secretaria de Educação do Recife

 

 

Palestra:

Microblogging como estilo de interação e colaboração em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

Resumo:

Este artigo descreve a integração do estilo de interação por meio de Microblogging twitter em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Este foi concebido com técnicas de design da interação e permite que se viabilize entre professores e aprendizes comunicação rápida e eficaz, facilitando a aprendizagem e colaboração. Os resultados foram prototipados e encontra-se em fase de integração no Amadeus LMS.

Autores:

Eudis Teixeira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano),
Alex Sandro Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)

Palestrante:

Eudis Oliveira Teixeira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Bel. em em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Especialista em Engenharia de Software pela FACAPE / DSC - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Webdesign, Administração de Redes Linux e em Ensino a Distância Mediado por Computador.

Atualmente é Professor e Coordenador da Área Técnica dos cursos do Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Também Coordena, pelo IF Sertão PE, o Sistema E-tec Brasil, que trata do oferecimento de Cursos Técnicos à Distância, e leciona disciplinas na área de Interface Homem Computador, Aplicativos Gráficos, Administração de Sistemas de Informação e Administração de Redes Linux.

 

 

Palestra:

O Uso do Software Livre no Programa Um Computador por Aluno: um olhar sobre a prática dos professores e alunos

Resumo:

Os laptops do Programa Um Computador por Aluno apresentam apenas softwares livres e seu uso nas escolas públicas vem se constituindo em um grande desafio para os professores acostumados aos softwares proprietários, mas possibilitando a construção de uma cultura llivre entre os alunos. Os resultados iniciais indicam que os alunos não encontram dificuldade em seu uso e tornam-se protagonistas em sala de aula ao compartilhar o seu conhecimento com os colegas e professores.

Palestrante:

Ana Beatriz Carvalho - Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Professora-pesquisadora do Programa Um Computador por Aluno - UCA e participa da equipe de formação de professores do UCA no Estado de Pernambuco.

 

 

 

Palestra:

Projetor ProInfo - um equipamento multimídia em sala de aula

Palestrantes:

Henrique Lopes da Silva e Jair Gomes de Santana - Sec. de Educação de Recife

 

 

Palestra:

Robótica Livre

Palestrante:

Danilo Cesar - Projeto Robótica Livre

 

 

 

Palestra:

Tecnologia aplicada no ensino de E-commerce - Um Estudo de Caso

Resumo:

No âmbito da educação, a tecnologia introduz um paradigma e interfere na produção de conhecimento. Desta forma, o educador precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficaz. Considerando que a capacidade de aprendizado e de assimilação pode ser bastante elevada e estimulada através de atividades práticas, viu-se oportuno a utilização de recursos da área de Tecnologia da Informação, para aumentar o entendimento dos conceitos estudados em uma disciplina de E-Commerce. Para tanto, é relatado neste documento um estudo de caso voltado a criação em laboratório de Lojas Virtuais utilizando as funcionalidades disponibilizadas por uma ferramenta gratuita, chamada osCommerce.

Autora:

Rúbia Ascari (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Palestrante:

Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Informática - Sistemas de Informação (2001), especialização em Desenvolvimento para Web (2003) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (2007), todos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhou com análise e desenvolvimento de sistemas para áreas de Contabilidade Pública, Suinocultura e Gestão Comercial.

Atuou como professora no setor público e privado, em cursos de graduação em Administração de Empresas, Bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Sistemas para Web, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação, e em cursos de nível técnico sub-sequente.

Atualmente é professora de magistério superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, análise e desenvolvimento de software, E-Commerce, Inteligência Artificial e Geoprocessamento.

 

 

 

Palestra:

Um Sistema de Informação para a Elaboração e Comunicação de Horários Acadêmicos: Estudo de Caso do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Resumo:

A elaboração e comunicação dos horários de aulas numa Instituição de Ensino Superior se apresentam como um problema não trivial e que costuma consumir diversas horas de trabalho de seus professores e colaboradores. O Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra tem enfrentado este problema com um sistema de informação que, por apresentar algumas deficiências, foi o ponto de partida para um estudo de caso onde foi identificado um conjunto de requisitos e foi proposto um novo sistema de informação. Foram avaliados alguns produtos de software e o resultado colaborou com a consolidação do novo sistema proposto.

Autores:

Alexandre Correia (IF Sertão Pernambucano),
Jorge Cavalcanti Ramos (Universidade Federal do Vale do São Francisco)

Palestrante:

Alexandre Roberto de Souza Correia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Administração de   Sistemas  de  Informação pela  Universidade

Federal de Lavras e mestrado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra / Portugal (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, onde é pesquisador líder do grupo (denominado "GISPE - Grupo de Informática do Sertão Pernambucano") no diretório de pesquisa do CNPq.

 

 

Palestra:

Virtualização: Novos Caminhos em Infra-Estrutura para o Ensino de Redes de Computadores

Resumo:

O uso da virtualização de software facilita o ensino de comunicação de dados, pois possibilita prática em sistemas distribuídos com a utilização de apenas um computador. Neste artigo, apresentaremos uma experiência acadêmica da utilização dessas tecnologias de código aberto para o ensino prático sobre interconexão de dispositivos e sistemas computacionais.

Autores:

Lais Falcade (Instituto Federal Farroupilha),
Fábio Rossi (Instituto Federal Farroupilha),
Jiani da Roza (Instituto Federal Farroupilha – Alegrete)

Palestrantes:

Lais Falcade, Fábio Rossi e Jiani da Roza (Instituto Federal Farroupilha)

 

 

Palestra:

WebLab Um Ambiente Computacional de Ensino a Distância utilizando hardware livre

Resumo:

Este artigo descreve os experimentos do WebLab, que é um Ambiente Computacional de Aprendizagem conectado a laboratórios com um sistema de aquisição de dados remotos que usa as diretrizes do hardware e software livres. Uma das idéias desse projeto é abrir seus modelos, código fonte e seus eletrônicos, para que outras escolas possam criar seus laboratórios de física com baixo custo. Para criar automação de experimentos neste projeto, foram utilizados muitos aparelhos eletrônicos encontrados em descartes eletrônicos, como motores DC, motores de passo, engrenagens, correias, trilhos, etc., reduzindo os custos dos projetos e realizando a reciclagem de parelhos eletrônicos. Foram utilizados um microcontrolador PIC e a linguagem C para criar os modelos eletrônicos.

Autores:

Fretz Junior (ITA - Instituto Tecnologia Aeronautica),
Silverio Germano (Instituto Tecnológico de Aeronaútica - ITA)

Palestrantes:

Fretz Sievers Junior - ITA - Instituto Tecnologia Aeronautica

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Braz Cubas (2001), Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005) e Doutorando pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010).

Atualmente é Engenheiro de Sistemas - Network Control, Professor Associado da Universidade Braz Cubas, Professor Associado da Faculdade de Tecnologia Mauá, Professor Universitário da Faculdade Unida Suzano, Professor da Universidade Bandeirantes e Professor da ETEC Poá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nas seguintes áreas: web sites, ensino a distância, Software livre, Hardware Livre, e-commerce, e-learning, Ambientes de Ensino a Distância, Sistemas de Informação e Auditoria de Sistemas.